Beto Pandiani, velejador, palestrante e escritor.
Empresário da noite e ex-sócio de casas noturnas paulistanas (AEROANTA, Singapore Sling, Olivia, Mr. Fish, Clube Base, Lounge e Marakuthai) Beto Pandiani começou a levar mais a sério o seu hobby – a vela – a partir de 1983.
Em 1989 conquistou o título de campeão norte-americano de Hobiecat 16, em Chicago, Estados Unidos. Com o passar do tempo, começou a
viver um dilema, pois não queria mais trabalhar na noite.
Foi em 1993, quando que ele decidiu trocar de profissão. E assim, em 1994, aconteceu sua primeira e mais longa expedição, “Entre Trópicos”, de Miami (USA) a Ilhabela (Brasil), que durou 289 dias, e a partir dai não parou mais de velejar.
Fez 7 grandes viagens, da Antártica à Groenlândia, cruzou dois oceanos, Pacífico e Atlântico. Sempre em barcos sem cabine, sem proteção e sem motor, apenas com a energia limpa dos ventos.
Pela singularidade das viagens que foram únicas, Beto Pandiani teve que ser um excelente planejador, ótimo gestor de riscos, especialista em resiliência e líder natural.
A logística das viagens teve um alto grau de acertos, mas o primordial em um planejamento e na execução é aprender a lidar com o imponderável, que esta presente em todas as atividades humanas.
Para tal desafio Beto trabalhou com excelência em todos os processos. Este é o melhor exemplo que a apresentação do Beto vai impactar a sua audiência.
Beto Pandiani tem seis livros publicados e em 2020 lançará outros dois.
- Travessia do pacífico
- O mar é minha terra
- Entretrópicos – de Miami a Ilhabela a bordo de dois Hobie Cats 21
- Rota Austral – Hobiecats dobram o Cabo Horn
- A travessia do Drake – um catamarã de 21 pés cruza o mar mais perigoso do planeta
- Rota boreal – expedição ao círculo polar Ártico
Beto acumulou ensinamentos preciosos de disciplina, criatividade, organização, responsabilidade e postura, que adora dividir com as pessoas, inspirando-as através de suas histórias.
Palestras
- Velejar é jogar xadrez com o VENTO