Milton Camargo

Sócio co-fundador e diretor executivo do Grupo Empreenda®, o consultor e palestrante possui sólida experiência nas áreas de Estratégia Empresarial, Desenvolvimento de Líderes, Estratégia / Relacionamento com Clientes e Canais, Empreendedorismo e Family Business, atuando em projetos junto a empresas como Nestlé, Embraer, JHSF, Oxiteno, Bridgestone/Firestone, Odontoprev, Método, Avon, Seguros Unimed, Raizen, Coca-Cola Femsa, Gol, Solvi, Edenred/Ticket, Eletropaulo, Ampla, L‘Occitane, Terra, GPA Malls, Usiminas, Laureate – Fmu e Unifacs, Intelbras, Carta Fabril, Umicore, dentre outros.

Implementou projetos de ”Clientividade®” e “Líderes em Ação®” em várias empresas. Coordenou o desenvolvimento de ações de relacionamento através do DNA do Cliente® e Clientômetro®. Oriundo da área de Comunicação e Marketing, foi um dos membros responsáveis pela conquista de 3 Top of Mind de empresas do setor de benefícios/RH.

Milton Camargo tem concebido soluções e coordenado equipes de consultores da Empreenda para a execução de programas de Formação de Líderes e Equipes, Ciclos de Reflexão Estratégica, Profissionalização de Empresas Familiares, Formação de Empreendedores e Ações de relacionamento e capacitação de empresas com seus canais e fornecedores.

Idealizador do Family Business Grand Tour Internacional. Durante 6 anos foi colunista e coordenador de conteúdo do Blog do Management. É colunista no portal Administradores.com, o principal e maior canal on-line voltado à área de Administração e Negócios na América Latina.

É também sócio co-fundador da Casa do Empreendedor e do EdE | Espaço do Empreendedor, negócios que contribuem com o dia-a-dia das PMEs, através de soluções que reduzem a taxa de mortalidade e impulsionam negócios.

Palestras

ALGUNS TEMAS DE PALESTRAS – (motivadoras, provocativas e inspiradoras)

 SOBRE NEGÓCIOS / GESTÃO / ESTRATÉGIA / TRENDS

  •  DEPOIS DE AMANHÃ: O IMPACTO DE UM MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO

O mundo está “liquido”, vivemos em plena transformação. 4º revolução industrial, disrupção, digitalização, bigdata, internet das coisas, são alguns dos termos que começaram a fazer parte de nosso dia-a-dia. Negócios tradicionais estão sendo fortemente impactados. Mas os “novos negócios”, disruptiveis até então, também estão em xeque. As relações e formas de trabalho estão mudando. Clientes consomem produtos e serviços de um jeito diferente do que se fazia há 3 ou 5 anos atrás.

E agora? O que fazer diante deste complexo cenário? O que virá depois de amanhã? Como ser um protagonista? Como se adaptar aos novos tempos? Como pensar e agir? Que novas habilidades são essenciais daqui em diante?

Alguns tópicos:

  • O Mundo esta líquido: nada será como antes
    • A era do NeoTudo (Consumidor / Carreira / Aprendizagem / Relações / etc)
    • 4º revolução industrial, digitalização, bigdata, internet das coisas, etc etc etc
    • Transformação vai muito além do Analógico para o Digital
  • Novos Problemas / Novos Desafios / Novas Oportunidades
  • Negócios “Tradicionais” x Negócios “Disruptivos”
  • Futurismo: Tendências X Realidade
  • Convergência num mundo em reconfiguração
  • O Profissional Disruptivo: você está preparado?
    • A hora da verdade: clima duro, mas construtivo e motivador
    • Novas competências / habilidades
    • Canalizando a angustia produtivamente
  • Exemplos e Casos Reais

 

  • ESTRATÉGIA DISRUPTIVA EM UM MUNDO LINEAR

A maioria das estratégias são desenhadas a partir do histórico dos últimos anos. Ou seja, definem o futuro olhando o espelho retrovisor. E o futuro não é apenas uma projeção do passado. Não há mais espaço para pensarmos “apenas” de forma linear. Com a complexidade de um mundo em transformação, evidencia-se a necessidade de um pensamento mais exponencial e disruptivel.

Estratégias inovadoras requerem coragem e abertura para a experimentação. Assim é possível criar novas oportunidades de negócios, mergulhando num espaço muitas vezes inexplorado.

Alguns tópicos:

  • Pensamento Estratégico num Mundo em Reconfiguração
  • Pensamento Linear x Exponencial
  • O futuro não é mera projeção do passado
  • Disrupção é Criar e capturar Valor através
    • Novos nichos de mercado ainda não explorados
    • Novas Oportunidades não percebidas nos atuais nichos
    • Parcerias não convencionais para mudar o jogo
    • Novas formas de capturar e se relacionar com clientes
    • Competir através de um modelo de negócio (e não “apenas” via produtos e serviços)
  • Estratégia Orgânica x Estratégia Disruptiva: Mitos e Verdades
  • Em time que está ganhando é que se mexe
  • Como desenvolver soluções vencedoras, ”fora da caixa” e de alto impacto
  • Disrupção em negócios consolidados X Disrupção em startups
  • Execução: como mitigar riscos
  • Exemplos e Casos Reais

 

  • POSTURA DE DONO: O EMPREENDEDOR CORPORATIVO

Num mundo cada vez mais competitivo e instável, ganha o jogo as empresas que tem a capacidade de formar equipes multidisciplinares com pessoas de espírito empreendedor, ou seja, que faz acontecer. São protagonistas que cuidam de projetos e metas como se fossem seus. Zelam por custos, pela perpetuidade do negócio, pela satisfação dos clientes e parceiros. São motivados por desafios e gostam de superar expectativas. Fazem mais do que o combinado. Não necessariamente exercem cargos de liderança, mas atuam de forma proativa e compartilhada em prol de conquistas e realizações. Pessoas com esse perfil somam esforços e resultados e são bem vistas pela equipe e pela empresa de modo geral.

Não reclamam das condições atuais, mas buscam soluções para investir sempre no melhor.

Alguns tópicos:

  • Por que as empresas precisam de pessoas com espírito empreendedor?
    • Macro Cenário Brasil
    • Mundo em Reconfiguração / Novas Circunstâncias
  • Empreendedorismo não é sinônimo de CNPJ
  • Gestão Empreendedora: desafios e oportunidades
  • Mitos sobre Empreendedorismo Corporativo
  • Perfil do Empreendedor: 7 competências que fazem a diferença
  • 5 Aprendizados
    • Criar Oportunidades / ”o negócio”
    • Construir Resultados (fazer mais que combinado)
    • Respirar Clientes
    • Extrair o melhor das Pessoas / Equipes
    • Atitude Empreendedora
      • Visão de ”dono”, Fazer acontecer, Inovar, Manter o Foco, Determinação, Livrar-se dos ”ismos”, Não se acomodar, Execução, Fazer mais e melhor, Foco em Resultado, Equilíbrio, Dimensões da vida, Livrar-se das reclamações e agir buscando melhorar sempre.

 

SOBRE CLIENTIVIDADE / ATENDIMENTO / VENDAS

 

  • VENDAS B2B: COMO VENDER MAIS E MELHOR NUM AMBIENTE CADA VEZ MAIS COMPLEXO?

A venda corporativa ficou muito mais complexa nos últimos tempos, seja ela para uma pequena / media empresa ou para uma grande corporação. A dinâmica e as necessidades mudaram. Não basta mais ter bom produto / serviço de qualidade com um preço competitivo. É preciso ir além. Mapear os diferentes interlocutores, identificar o que cada um valoriza e customizar o discurso é só um dos desafios nesse complexo mundo das vendas B2B.

Como criar uma relação duradoura e mutuamente benéfica com seus clientes? Como aumentar as vendas? Que novas oportunidades posso criar? Que soluções o cliente espera? Como vender mais e melhor?

 

Alguns tópicos:

  • Clientividade é Respirar Clientes
    • O Cliente em Primeiro Lugar: Mitos e Verdades
    • Visão de ”Dentro pra fora” x ”Fora a pra dentro”
    • Cliente no Centro do Organograma
    • Uma nova visão do relacionamento com clientes
  • Cliente é responsabilidade de todos: do porteiro ao presidente
  • A pirâmide da Clientividade®
  • Inovação que gera valor: muito além de lançar novos produtos
  • Co-criação com clientes: desafios e oportunidades
  • Mapeamento do Processo Decisório (abertura ao fechamento) e entendimento dos interlocutores e respectivos Perfis
  • O Ciclo completo: Antes, Durante, Depois e Sempre
  • Clientividade não é uma questão técnica
  • Gestão de Clientes: 5 aprendizados

 

  • O CLIENTE MUDOU, SEU ATENDIMENTO TAMBÉM TEM QUE MUDAR

O cliente é um alvo móvel. Está em plena transformação. O jeito de comprar e consumir produtos e serviços mudou. Clientes estão cada vez mais exigentes e melhores informados.

E pra aumentar a complexidade existe os diferentes tipos de clientes (base da pirâmide, consumidor Y, sessentões, consumidor verde, crianças, etc.) E todos eles, com expectativas e crenças diversas, querem ser bem atendidos!

Sabemos que a qualidade do atendimento é um dos principais responsáveis pela fidelização ou pelo afastamento de clientes. É o momento crucial, onde podemos ter um “Cliente Encantado” ou um “Cliente Insatisfeito e Infiel”.

O grande desafio é como ter um atendimento eficaz e compatível com todos esses anseios e desejos dos clientes. Através de situações positivas e exemplos reais, vamos evidenciar os principais equívocos cometidos no atendimento e quais atitudes são responsáveis pelo sucesso ou fracasso na hora da verdade.

Alguns tópicos:

  • Clientividade é respirar clientes
  • O Cliente em Primeiro Lugar: mitos e verdades
  • O Cliente é um alvo móvel: como agir rápido frente as mudanças dos clientes;
  • Mobilizando todos para atender os clientes
  • O Ciclo completo do atendimento a Clientes: Antes, Durante, Depois e Sempre
  • Atendimento: o momento da verdade
  • Porque os clientes deixam de comprar?
  • O cliente no Centro do Organograma
  • O Neoconsumidor: desafios e oportunidades
  • Clientividade: Dicas para um atendimento eficaz

 

  • A EXPERIÊNCIA HUMANA COMO DIFERENCIAL DAS LOJAS FÍSICAS

O consumidor mudou o jeito de adquirir produtos e serviços. Mudou seu comportamento e o jeito de se relacionar antes, durante e depois da compra. Seus hábitos estão em plena transformação. O consumidor já é multicanal! As vendas digitais crescem a cada ano. Nesse contexto, o papel das lojas físicas vem sendo amplamente questionado. A loja física deve ser para vender ou experimentação dos produtos? Deverá ou não resolver questões de pós venda? Qual o nível de interação com os canais digitais?

Novas soluções (tecnológicas ou não) começam a ser testadas e implementadas. Mas independentemente do caminho que a loja física siga, uma coisa é certa: as pessoas é que farão a diferença! Ou seja o atendimento humano será cada vez mais relevante na construção de uma experiência positiva com os clientes e consumidores. E esse é o foco da palestra, preparar as equipes das lojas para m atendimento que atenda aos novos tempos!

Alguns tópicos:

  • O Cliente agora é multicanal
  • Clientividade: Uma nova visão do relacionamento com clientes
  • O Neoconsumidor: quem são e como atender expectativas tão distintas
  • A hora da verdade: o fator humano como diferencial competitivo no atendimento a clientes
  • Oportunidades para Encantar e Fidelizar Clientes / Consumidores
  • Co-criação: a importância de se capturar os sonhos e desejos dos clientes
  • Como traduzir os atributos da marca da empresa e a experiência desejada pelos clientes, em atitudes e comportamentos dos colaboradores.
  • Clientividade: Dicas para um atendimento eficaz

 

SOBRE LIDERANÇA / EQUIPES / PESSOAS / CARREIRA

 

  • LÍDER PLENO: A NATURALIDADE DE QUEM MOTIVA, INSPIRA E GERA RESULTADOS

Liderança não é sinônimo de cargo. Nem existe um estilo ideal de liderança. Também não existe liderança que se sustente no longo prazo, sem ter legitimidade! E a legitimidade é construída no dia-a-dia, acontece de forma natural, sem forçar uma situação. O líder pleno naturalmente motiva e inspira as pessoas ao seu redor. Extrai o melhor de cada um, e dá o melhor de si. Lidera a si mesmo e sabe a força que o exemplo tem sobre as pessoas! O líder pleno é focado em resultados e tem uma visão mais ampla. Não lidera apenas pessoas ao seu redor, lidera parceiros, clientes, resultados…

A palestra apresenta caminhos e exemplos de líderes que mudaram o rumo da história de diversas empresas. Desmistifica o papel e a forma de atuação das lideranças e induz os participantes a uma reflexão sobre Atitudes e Posturas necessárias para uma liderança muito mais eficaz.

 

Alguns tópicos:

  • Liderança plena, empreendedora e transformadora
  • A liderança no mundo em reconfiguração
  • O “apagão” da liderança
  • Como libertar-se dos mitos
  • O líder que as empresas precisam
    • Características mais valorizadas pelas empresas
    • Características não toleradas pelas empresas
  • Liderando além de Pessoas e Equipes: Clientes, Resultados, Parceiros, Comunidades, etc.
  • Como ser naturalmente um Líder Pleno

Exemplos e Casos Reais

 

  • TEAMBUSINESS: MOTIVANDO TODOS PARA SUPERAR METAS E DESAFIOS

Ter uma equipe de alta performance, motivada e alinhada faz toda a diferença nos resultados da empresa. A falta de integração entre pessoas, equipes e áreas gera um “passivo” enorme para as empresas. O desperdício de tempo e energia é brutal fazendo com que as pessoas percam o foco e sintam-se desmotivadas.

A palestra apresenta as características das Equipes e dos profissionais de Alta Performance, induzindo os participantes a uma reflexão sobre as Atitudes e Posturas necessárias para se formar um TeamBusiness que seja capaz de transformar metas em resultados. Mostra formas de como motivar e engajar a todos e a si próprio num propósito comum, criando sinergia entre membros da equipe e esses com as demais áreas da empresa.

Alguns tópicos:

  • Mitos e Verdades sobre Equipes de Alta Performance
  • Cinco lições sobre Equipes de Sucesso
  • Criando as condições para o espiral da Performance
  • Sendo de Propósito Comum
  • Competências Complementares
  • Cultura (atitudes e posturas)
  • Liderando Equipes de Alta Performance
  • Como Transformar “Ilhas de Competência” em ‘Arquipélago de Excelência”
  • Antes de pretender liderar os outros, aprenda a liderar a si mesmo
  • Exemplos e Casos Reais

 

  • VIDA EM EQUILÍBRIO E AUTOGESTÃO: O DIFERENCIAL DOS PROFISSIONAIS BEM SUCEDIDOS

Não existe mais separação entre vida pessoal e vida profissional. As duas estão diretamente interligadas. Uma decisão profissional impacta diretamente nas questões pessoais. E vice-versa.  A vida é formada por diversas dimensões. Temos que cuidar da saúde, do trabalho, da família, do relacionamento com os amigos, das questões espirituais, sociais, ecológicas. Participar da comunidade, e claro realizar-se financeiramente. A pressão é grande! O mundo mudou e tudo está mais acelerado. Todos querem respostas rápidas. Vivemos no meio de um turbilhão. Informações demais, tempo de menos.

Identificar seus pontos vulneráveis e buscar equilibrá-los fará com que sua performance pessoal aumente significativamente, tanto no trabalho quanto na sua vida pessoal. Profissionais bem sucedidos não abrem mão de ter uma vida equilibrada! Empresas com profissionais felizes, produzem melhor e obtém comprovadamente melhores resultados!

 

Alguns tópicos:

  • Autogestão: o alicerce de uma Vida em Equilíbrio
  • Vida em Equilíbrio: Desafios e Oportunidades
  • As diferentes dimensões da vida (carreira, trabalho, familiar, espiritual, amigos, financeira etc)
  • Buscando aliados para Projeto de Vida e Carreira (ninguém faz nada sozinho)
  • Definindo seu próximo patamar!
  • Felicidade é a soma de suas conquistas
  • Gestão de Tempo x Prioridades
  • Auto Desenvolvimento Contínuo: nunca pare de aprender!
  • Pessoas felizes = empresas mais lucrativas
  • Autogestão: atitudes e posturas dos profissionais bem sucedidos
  • Exemplos e Casos Reais

 

SOBRE EMPREENDEDORISMO

 

  • COMO CRESCER E DESENVOLVER SEU NEGÓCIO

Um dos principais dilemas do empreendedor é com relação ao crescimento do seu negócio. É a busca pelo próximo patamar. As incertezas florescem ao seu redor. Como crescer? Que tipo de risco correr? Vale a pena o esforço? Onde buscar recursos? Soma-se a isso a “falsa desculpa” sobre a falta de tempo para olhar novas oportunidades, uma vez que muitos empreendedores tornam-se reféns de questões estritamente operacionais.

Essa palestra busca desmistificar esse ciclo de autossabotagem, apresentando as principais tendências, oportunidades, riscos e desafios para os próximos anos. Induz os participantes a uma reflexão sobre como podem identificar tais oportunidades, avaliarem riscos e se prepararem para aproveitar melhor esse cenário e tudo que acontece ao seu redor.

Alguns tópicos:

  • Perguntas que todo Empreendedor deve se fazer
  • Crescer ou ficar estagnado: Eis a questão!
  • Os principais dilemas de quem quer crescer.
  • Quebrando o ciclo de autosabotagem:
    • Falta de tempo / Falta de recursos / Falta de tecnologia / Falta de…
  • Mundo de possibilidades:
    • Macro Cenário Brasil 2018-2020
    • Cenário Regional (índices macro econômicos etc)
  • 5 Aprendizados / Alertas
  • 5 Alavancas
  • Como Gerar valor e crescer através da Inovação:
    • Inovação: muito além de produtos e serviços
    • Criatividade X Inovação
  • Casos reais de Emprendedores que fizeram acontecer

 

  • TORNE-SE UM EMPREENDEDOR: DICAS PARA MONTAR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO

O sonho de empreender do brasileiro cresce a cada dia. Contudo muitos abrem um negócio sem o mínimo de capacitação e planejamento. Logo o que era um sonho torna-se um enorme pesadelo, impactando todos ao seu redor (familiares, amigos, sócios, etc).

Empreender é muito gratificante, mas requer certos cuidados. A palestra apresenta o “caminhos das pedras” para quem quer empreender. Procura esclarecer as dúvidas mais frequentes, alertar sobre os principais erros, e principalmente, encorajar e mostrar alguns caminhos que ajude a transformar o sonho em realidade.

 

Alguns tópicos:

  • Por que Empreender?
  • Um mundo de Possibilidades
  • Principais armadilhas
  • Como lidar com as incertezas e inseguranças?
  • Perfil Empreendedor: as 7 competências que fazem a diferença
  • 5 Aprendizados
    • Criar Oportunidades / ”o negócio”
    • Construir Resultados (fazer mais que combinado)
    • Respirar Clientes
    • Extrair o melhor das Pessoas / Equipes
    • Atitude Empreendedora
      • Visão de ”dono”, Fazer acontecer, Inovar, Manter o Foco, Determinação, Livrar-se dos ”ismos”, Não se acomodar, Execução, Fazer mais e melhor, Foco em Resultado, Equilíbrio Dimensões da vida, Livrar-se dos ”ismos”, etc.
    • Exemplos e Casos Reais

 

  • INOVAÇÃO NAS PMES: O DIFERENCIAL COMPETITIVO PARA O CRESCIMENTO DE SUA EMPRESA

 

Engana-se quem pensa que inovação é coisa apenas de empresas grandes e apenas uma questão de se criar novos produtos, serviços ou tecnologias.

Palestra induz os participantes para uma reflexão de como podem inovar e assim agregar valor nas diferentes oportunidades em seus dia-a-dia impactando diretamente os resultados do seu negócio.

 

Alguns tópicos:

  • Inovação nas PMEs: mitos e verdades
  • Como capturar e gerar valor
  • Criatividade X Inovação
  • Todos somos inovadores
  • Inovação: muito além de produtos e serviços
    • Os diferentes tipos de Inovação
    • Motivadores e Inibidores de Inovação
    • Como criar, disseminar, incentivar e reconhecer
  • O que podemos aprender com as empresas mais inovadoras
    • Como transformar esses exemplos na nossa realidade
  • Como Gerar valor e crescer através da Inovação
  • Oportunidades de Inovar junto a
    • Clientes, Parceiros, Modelo de negócio etc
  • Exemplos e Casos Reais

Principais Temas

      • Empreendedorismo
      • Liderança
      • Atendimento a Clientes
      • Vendas
      • Gestão de Equipes
      • Gestão e Negócios
TOP