Maria Tereza Maldonado

Maria Tereza Maldonado (CRP 1296/05) mora no Rio de Janeiro e trabalha no Brasil, como palestrante e consultora.

É Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-RIO, onde lecionou no Departamento de Psicologia. É membro da ABRATEF (Associação Brasileira de Terapia Familiar).

Tem 39 livros publicados sobre relações familiares, desenvolvimento pessoal e construção da paz, com mais de um milhão de exemplares vendidos.

Entre as mais de mil empresas e instituições de ensino em cujos eventos atuou como palestrante, destacam-se: BNDES, SEBRAE, SENAC, SESC, Petrobras, Belgo Mineradora, Bradesco, Itaipu Binacional, Michelin, UNIMED, Algar, Alcon, Grupo CCR, IBMEC e Secretarias de Educação de vários municípios.

Presença constante como entrevistada nos principais programas de televisão, jornais e revistas. Destacam-se:

  • Televisão: Encontro com Fátima Bernardes, Marília Gabriela Entrevista, Faustão, Fantástico, Sem Censura, Alternativa Saúde;
  • Jornais: O Globo, Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Correio Brasiliense, Zero Hora;
  • Revistas: Veja, Isto é, Cláudia, Marie Claire, Época.

Desde 2010, as apresentações incluem músicas de sua autoria, cujas letras sintetizam as principais ideias das palestras.

Em 2012, criou a palestra-show “Teias” e em 2015 lançou a palestra-show “Nas trilhas da vida”.

 

Palestras

 

mt site 2015

  • TEIAS – PALESTRA-SHOW

 Um trabalho diferente: a autora encena seu próprio livro!

O que podeteiasmos fazer quando estamos enredados nas teias de preconceitos, ciúmes, mágoa, destempero e tantas outras? Há caminhos possíveis para sair das teias que nos aprisionam e tecer teias de sustentação de bons relacionamentos!

Nesta apresentação, Maria Tereza mostra como a vida é construída a partir de nossas escolhas e do que fazemos com o que fazem conosco. Mas, em qualquer época, é possível vencer o medo de mudar nossos rumos, e aproveitar melhor os presentes que a vida nos traz.

A proposta deste trabalho é sugerir ao público um novo olhar para as teias que nos enredam, e encorajar a busca de saídas eficazes.

No final da apresentação, Maria Tereza conversa com as pessoas sobre as teias da vida de todos nós

 

  • NAS TRILHAS DA VIDA – PALESTRA-SHOW

Nas trilhas da vida é o primeiro livro-show do mercado editorial brasileiro. Adquirindo o e-book, o leitor terá acesso ao áudio da palestra-show, com a voz de Maria Tereza entremeando 7 textos e 24 composições de sua autoria. O áudio foi gravado com 22 instrumentos em estúdio, com arranjos e direção musical de Itiberê Zwarg.

A narrativa é um passeio pelo ciclo vital, que indica caminhos para viver melhor. Sugere recursos para encarar problemas como oportunidades e os desafios que encontramos nas diversas etapas da vida como estímulos para aprimorar nosso desenvolvimento pessoal e a qualidade de nossos relacionamentos familiares, sociais e profissionais.

    Tópicos principais:

  • A força do desejo
  • Lidando com frustrações e diferenças
  • Parcerias e redes de relacionamentos
  • Lidando com os sentimentos
  • Ampliando a comunicação
  • Resolvendo conflitos
  • Envelhecendo com saúde e alegria

Indicado para todas as pessoas que desejam aprimorar o desenvolvimento pessoal e a qualidade dos relacionamentos.

 

  • A OPORTUNIDADE DAS CRISES

Na travessia das crises, a pergunta-bússola é: O que posso fazer de melhor para abrir bons caminhos? Essa palestra oferece dicas para adotar uma postura vencedora, em vez de se deixar abater pelo desânimo e pelo pessimismo. Crises em pessoas, organizações e países nos oferecem oportunidades de revisões, renovação e inovação, fortalecendo nossa competência para enfrentar as adversidades.

 

  •  NÃO E SIM: DE CONVERSAS DIFÍCEIS PARA DIÁLOGOS EFICAZES

Como conseguir o que queremos, com pessoas difíceis ou em situações difíceis, e ainda assim cuidar do relacionamento? Nesta palestra, com músicas especialmente compostas para o tema, examina-se o conceito do “Não positivo” de W. Ury e suas aplicações práticas nos relacionamentos profissionais e familiares, abordando os recursos de comunicação que possibilitam transformar conversas difíceis em diálogos eficazes para resolver problemas em conjunto.

 

  • BULLYING E CYBERBULLYING – O QUE FAZEMOS COM O QUE FAZEM CONOSCO?
    Onde estão as fronteiras entre brincadeira, implicância, agressão e perseguição implacável no comportamento de crianças e adolescentes? Como orientá-los para o uso responsável da Internet e do celular, em casa e na escola? Essa palestra aborda os recursos de educação em valores que podem ser desenvolvidos para prevenir as ações de bullying e cyberbullying, integrando-os em um programa antibullying que favorece a boa qualidade dos relacionamentos.

 

  • O BOM CONFLITO: JUNTOS BUSCAREMOS A SOLUÇÃO
    É possível utilizar a divergência para gerar soluções satisfatórias para ambas as partes, melhorando a qualidade dos relacionamentos na família, na escola e no trabalho! Aprenda a atacar o problema sem atacar as pessoas, a aperfeiçoar a boa escuta para aumentar a confiança e a colaboração para resolver o problema, a desenvolver clareza e eficácia na comunicação para encontrar os pontos em comum nas divergências.

 

  • MATURIDADE – MUDANÇA DO OLHAR, RENOVAÇÃO DOS PROJETOS
    Depois dos 50, emt tocandontramos na “segunda idade adulta”. Como viver plenamente essa etapa da vida? Por meio de belas imagens e músicas especialmente compostas para esse tema, há sugestões práticas para revitalizar o cérebro, melhorando a auto-estima, renovando projetos de vida, minimizando o risco de sofrer de depressão e de ansiedade, cuidando da vida afetiva e dos relacionamentos sociais.

 

  • TRANSFORMANDO OBSTÁCULOS EM CAMINHOS
    Se você não pode mudar uma situação, mude sua atitude com relação a ela! Aprenda a usar seu poder interior para construir ou revitalizar relacionamentos, trabalho, áreas de interesse, desenvolvimento de habilidades. Nessa palestra interativa, por meio de imagens, músicas e frases inspiradoras, você encontrará indicações práticas para fazer o seu próprio roteiro de viver melhor.

 

  • VIDA PROFISSIONAL & VIDA PESSOAL – O EQUILÍBRIO DIFÍCIL, PORÉM POSSÍVEL
    Nessa palestra motivacional, as pessoas “multitarefas” encontrarão caminhos para integrar os diversos aspectos da vida buscando o equilíbrio entre produtividade e bem-estar, aprendendo a criar tempo para um convívio de boa qualidade, compartilhando tarefas e encarando os desafios de desenvolver novos modelos de relacionamento.

 

  • PARCERIA FAMÍLIA-ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DOS LIMITES E DA EDUCAÇÃO EM VALORES
    Qual a diferença entre autoridade e autoritarismo, limites indispensáveis e repressão indevida, castigos e consequências? O que fazer para reverter a onda de desrespeito crescente, na relação pessoal e no uso da tecnologia? Os limites claros, consistentes e colocados no momento certo ajudam crianças e adolescentes a lidar bem com a frustração, a ter consideração e respeito pelos outros, a pensar alternativas possíveis, desenvolvendo a criatividade e a inteligência social.

 

  • AS SEMENTES DO AMOR – EDUCAR CRIANÇAS E JOVENS PARA A PAZ E A SOLIDARIEDADE
    Paz é cuidar bem de si mesmo, dos outros, e do ambiente em que vivemos. Com essa palestra, você saberá expandir a capacidade amorosa e aprenderá os princípios básicos da “administração da raiva”, canalizando a agressividade para fins construtivos em bebês, crianças e jovens, com o objetivo de formar gerações de pessoas não-violentas e solidárias.

 

  • OS PRIMEIROS ANOS DE VIDA
    Os conhecimentos recentes da neurociência enfatizam a importância da gravidez e dos primeiros anos de vida como alicerce do bom desenvolvimento da criança. Nesta palestra, vemos a influência dos relacionamentos afetivos na formação da “tecelagem neuronal” e da auto-estima, assim como as ações que favorecem a “ecoalfabetização”, a expansão da capacidade amorosa, a canalização da agressividade, o desenvolvimento da empatia e da inteligência dos relacionamentos.

 

  • O BOM CONVÍVIO NAS NOVAS FAMÍLIAS
    Segundo o censo demográfico mais recente, a família clássica “casal com filhos” deixou de ser maioria no Brasil. Quais as características, dificuldades e possibilidades de cada tipo de família (com pais casados, separados, solteiros, viúvos, recasados, com filhos biológicos e/ou adotivos)? Nessa palestra, fazemos um divertido passeio por cenas do cotidiano, falando sobre os ingredientes da “boa briga”, dos “acordos de bom convívio” e do fortalecimento do vínculo amoroso em cada uma dessas composições familiares.

Principais Temas

  • Desenvolvimento pessoal
  • Relacionamento Familiar
  • Gestão de conflitos
  • Programas de Prevenção ao bullying/cyberbullying
  • Ciclo vital
  • Qualidade de vida

TOP