Luciano Pires

logo

Luciano é um brasileiro que, embora tivesse como objetivo ser um cartunista, foi por 26 anos executivo de marketing de uma grande multinacional de autopeças, com experiência de trabalho no Brasil, América do Sul e Estados Unidos. Estudou na Universidade Mackenzie, FGV e Universidade de Michigan e mergulhou fundo no universo corporativo, obtendo uma visão privilegiada da dinâmica do mundo dos negócios e do comportamento das pessoas que desempenham papéis de liderança.

Escreveu e publicou oito livros, entre eles O Meu Everest, Brasileiros Pocotó, Nóis…qui invertemo as coisa, o Diário de Um Líder e Me Engana Que Eu Gosto. Cartunista premiado, tornou-se colunista de vários sites, revistas e jornais, além de estar à frente do programa Café Brasil que vai ao ar em 30 rádios pelo Brasil. O Café Brasil se transformou em 2006 num dos mais importantes podcasts produzidos no Brasil.

Com mais de 30 anos de experiência como executivo de multinacional e depois empreendedor, Luciano mergulhou fundo no estudo dos atributos necessários para fazer acontecer, como liderança, empreendedorismo, inovação, gestão de mudanças e, especialmente, mudança de mindset.

Em 2008, passou a se dedicar exclusivamente ao Café Brasil Editorial, que ele chama de FERTILIZADORA CULTURAL. A partir do conteúdo de seus textos,Luciano transformou-se num dos grandes palestrantes brasileiros, que marca suas apresentações pelo bom humor, ideias provocativas e irreverentes.

– Se me perguntarem quem sou e o que faço, digo que sou um cartunista interessado na provocAÇÃO, inspirAÇÃO, inovAÇÃO e na transformAÇÃO das pessoas. Reflexão com ação.

Palestras

 

 - A FÓRMULA DA INOVAÇÃO

  • Como entender e implementar uma Cultura da Inovação
  • Entendendo inovação
  • Uma fórmula matemática que ajuda na organização dos processos inovadores
  • Percebendo a inconveniência atual
  • Entendo o valor da mudança
  • Vencendo a percepção de risco
  • Celebrando o sucesso

 

- BRASILEIROS POCOTÓ

Nunca fomos tão influenciados pela mídia, cuja força molda o comportamento dos brasileiros. Passamos por um momento de nivelamento por baixo da cultura, com músicas, programas de tv e de rádio que apelam para baixarias na tentativa de ganhar audiência. Quais as implicações disso? Que reflexos essa pobreza cultural traz a nosso dia a dia? Que consequências as empresas estão sofrendo? Como devemos agir para escapar desse nivelamento e adotar uma postura inovadora?

Dinâmica, bem humorada, cheia de fatos e exemplos, Brasileiros Pocotó surpreende do começo ao fim, deixando uma mensagem poderosa sobre a necessidade de colocar-se acima da mediocridade.

 

- O MEU EVEREST

Como sair do sonho para o planejamento e para a execução. Fazendo acontecer.

  • Um sonho impossível
  • A busca por “sair fora” da normalidade
  • Planejando a aventura: da iniciativa para a “acabativa”
  • Fazendo acontecer: conhecimento, criatividade, coragem e consequência
  • As teorias administrativas observadas na prática
  • Lições aprendidas
  • Consequências

 

- GENTE NUTRITIVA / VENDEDOR NUTRITIVAS

Como escapar da mediocridade e construir uma imagem positiva.

  • Definindo que é uma pessoa nutritiva
  • Auto-percepção
  • Em busca da atitude
  • Entendendo o contexto
  • Preparando-se para migrar do julgamento crítico para o julgamento inspirado

 

- O BURACO DA FECHADURA

Como proteger-se da visão catastrofista que influencia nossa tomada de decisão.

  • Nossa visão do Brasil: vinte anos de decepções
  • A mídia e a informação: superficialismo e manipulação
  • A teoria dos quatro Rês: como lidar com a informação
  • Que país é este?

- PESSOAS CRIATIVAS, EMPRESAS LUCRATIVAS

Como desenvolver uma nova visão sobre negócios num mundo em transformação

  • Uma introdução à globalização
  • As mudanças que o mundo sofreu nos últimos 20 anos
  • A velha definição de “fábrica”
  • O perigo do foco na estabilidade
  • Uma reflexão sobre o medo
  • O Tico e o Teco Empresarial
  • Os pilares do bom gerenciamento
  • As várias dimensões do lucro
  • A importância do intangível
  • Sua proposta de valor
  • Comunicação, conteúdo e colaboração

 
- COMPLEXO DE VIRA LATAS

Como evitar que nos julguemos piores do que somos.

  • Um país que é menos que os outros
  • Histórias de decepções
  • A história da equipe Copersucar-Fittipaldi: heróis transformados em fracasso
  • O brasileiro pode ser mais do que pensa que é?

 

- O OLHAR PRODUTIVO

Como focar na produtividade e na alta performance

  • A importância de fixar e priorizar objetivos
  • As “doenças” da produtividade
  • Lidando com tarefas múltiplas
  • Focando no resultado desejado e não nas horas trabalhadas
  • A capacidade de fazer acontecer
  • Os ladrões da produtividade
  • Comunicação, compartilhamento e cooperação

 

- SustentHABILIDADE

Como criar as bases para o desenvolvimento de uma atitude propícia para a sustentabilidade.

  • Definição de sustentabilidade
  • As regras da natureza para a sustentabilidade
  • A questão da habilidade para a sustentabilidade
  • Os pilares do bom gerenciamento
  • Os estrategistas da lucratividade e os estrategistas da sustentabilidade
  • Sustentabilidade é equilíbrio

 

- NAVEGAR É PRECISO, VIVER NÃO É PRECISO

Uma visão instigante sobre planejamento estratégico

  • Planejamento sistemático e pensamento criativo
  • As armadilhas das atividades operacionais
  • Trabalho improdutivo: o mais importante problema comportamenta
  • Ação com propósito
  • Os sete perigos da liderança
  • Sobre sorte e oportunidade

 

- TUDO BEM, SE ME CONVÉM

Reflexões sobre ÉTICA numa sociedade nada ética.

  • O mundo em mudança
  • Progressos morais e contextos históricos
  • Valores individuais
  • Verdades simplificadas
  • Texto e contexto
  • A importância dos filtros

 

Principais Temas

  • Inovação
  • Motivação
  • Mudanças
  • Relacionamento
  • Planejamento
  • Relações Humanas
  • Ética
  • Realização de Objetivos
  • Sustentabilidade
  • Atitude
TOP