Felipe Mello

Felipe Resultado de imagem para FELIPE MELLO PALESTRANTEMello nasceu em Cuiabá-MT e se mudou para São Paulo-SP para realizar seus estudos universitários. Graduou-se comunicador social pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Também realizou curso de Locução no Senac-SP, Artes Cênicas no Teatro Escola Célia Helena e uma especialização na cidade de Cambridge (Inglaterra).

Em 2012 concluiu um mestrado pela Cásper Líbero, pesquisando a preparação ética dos comunicadores e as possíveis contribuições que as civilizações antigas, em especial a grega, podem oferecer em termos de revelação de talentos e respeito à coletividade.

Vem colecionando diversas experiências marcantes:

– Mudanças profissionais radicais (transição entre multinacionais e empreendimentos pessoais)
– Fundação de uma ONG (que em dez anos beneficiou cinco milhões de pessoas) e duas empresas
– Mais de uma década de atuação como palhaço de hospital (assim como na criação e gestão de vários outros programas sociais)
– Viagens internacionais para realização de ações sociais em situações de desastres naturais
– Apresentação de programas de rádio e televisão relacionados a temas de desenvolvimento humano e social
– Produção e atuação de peças teatrais apresentadas gratuitamente para mais de 40 mil crianças
– Peregrinação de 900 quilômetros rumo a Santiago de Compostela

É diretor-fundador da ONG Canto Cidadão (www.cantocidadao.org.br) e sócio da Comunidea (www.comunidea.com.br).

Palestrante, consultor de empresas, gestor de programas socioculturais, ator e autor de teatro e apresentador de rádio e televisão.

Palestras

Felipe Mello realiza palestras sobre diversos temas relacionados ao desenvolvimento humano e equilíbrio social. Para cada evento existe uma personalização das mensagens em função do perfil do público e expectativas do contratante.

Outras características marcantes das palestras:descontração, interatividade e emoção.  

Durante todo o evento o palestrante busca se aproximar da plateia por meio do bom humor (uma vez que é ator e palhaço), da provocação aos presentes (para reforçar a sensibilização) e por contar de histórias emocionantes de sua vida e de outras pessoas.

 

CONHEÇA OS TEMAS SOBRE OS QUAIS FELIPE MELLO REALIZA PALESTRAS:

  •  ENERGIA PROTAGONISTA

O que nos move? O que nos faz protagonizar atividades de forma entusiasmada? O que nos faz manter o foco e a potência mesmo em momentos desafiadores? Esta palestra traz provocações sobre a importância da clareza das causas para o fortalecimento da energia protagonista. Afinal, as nossas causas são como as nossas casas, locais aos quais recorremos para abastecimento de nossas crenças, vontades e energias. O quanto conhecemos delas e o quanto nos abraçamos a elas costuma determinar a qualidade de nossas realizações.

  •  TEM UM PALHAÇO NO HOSPITAL!

Felipe Mello é um dos fundadores do grupo Doutores Cidadãos, reconhecido pela ONU como um dos mais relevantes grupos de palhaços hospitalares do mundo. O grupo visita com prioridade os adultos e idosos internados em hospitais públicos e filantrópicos. Desde 2002, já foram mais de 5 milhões de pessoas visitadas. Como gestor do grupo e participante ativo das visitas hospitalares, o palestrante foi reunindo e leva para esta palestra diversas reflexões e provocações relacionadas ao potencial transformador da alegria. Sem recorrer a clichês e sensacionalismo, o palestrante narra histórias (emocionantes e descontraídas) que oferecem material de reflexão sobre a possibilidade de fortalecimento individual e coletivo por meio de bons encontros, generosidade, bom humor, entusiasmo e profundo respeito pela vida, nossa e dos outros.

  •  VOLUNTARIADO E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

Partindo de sua experiência como fundador de uma ONG que já beneficiou mais de 5 milhões de pessoas, o palestrante traz informações, sugestões e provocações para as empresas que desejam criar ou fortalecer os seus programas de voluntariado e outras iniciativas relacionadas à Responsabilidade Social Empresarial. Além de ser gestor de uma ONG, Felipe Mello também vem trabalhando com diversas empresas de grande porte na criação de programas internos de mobilização de talentos para causas sociais. A palestra se baseia nessas experiências práticas e também em outras possibilidades para que as empresas se tornem cada vez mais também celeiros de protagonistas sociais.

  •  ÉTICA – INTELIGÊNCIAS COMPARTILHADAS

Para os gregos antigos, a Ética (ethos) era compreendida como “o estado de alma que aproxima o homem dos deuses”. Ou seja, o conjunto de reflexões, decisões, atitudes e relações que orientam a caminhada do indivíduo, fortalecendo as chances de nutrição do seu processo de desenvolvimento. Além dos resultados para o indivíduo da postura ética, esta palestra também aborda a relevância do tema para as conquistas coletivas, a partir do fortalecimento dos laços interpessoais.

  •  CRER (CRIATIVIDADE, ÉTICA E RESILIÊNCIA)

A criatividade é uma das marcas mais potentes na história do ser humano. Foi ela quem nos colocou na condição de gestores do planeta. No entanto, qual é a relevância da conexão entre Criatividade, Inovação e Ética nos dias atuais? Atualmente, junto à criação deve vir a inovação ética, ou seja, as soluções para o novo mundo que tantos buscam estabelecer. A ética é o que transforma conhecimento em sabedoria, e a sabedoria é o caminho para que as relações entre os diversos agentes da sociedade (incluindo a empresa e seusstakeholders) sejam cada vez mais nutritivas e menos tóxicas. E para seguir adiante na conversão cotidiana de criatividade em inovação ética, os indivíduos precisam estar atentos ao seu repositório de resiliência, ou seja, a sua capacidade de sofrer impactos (contratempos, problemas ou desafios maiores) e retornar ao seu estado original.

  •  ARETÉ – EXCELÊNCIA INDIVIDUAL E CONQUISTAS COLETIVAS

Novamente buscando referências no universo da Grécia Antiga, berço da civilização ocidental, encontramos o termo “areté”, ou seja, “ser o melhor que podemos ser a partir do que somos”. Para tanto, a pesquisa e desenvolvimento dos talentos individuais se fazem indispensáveis, assim como a prática cotidiana de melhores relações interpessoais. Desta forma, com pessoas buscando o cultivo de seus talentos, os resultados individuais e coletivos tendem a melhor continuamente. Afinal, em uma organização (seja a sociedade em geral ou uma empresa) a complementaridade e compartilhamento de talentos fortalece os grupos para a conquista dos seus objetivos. Lembrando também que para a manutenção do desejo de excelência, há de se cultivar o “pathos”, ou seja, a paixão por aquilo que nos propomos a fazer.

  •  ALEGRIA NO CAMINHO

Nesta palestra temática, Felipe Mello utiliza a sua experiência como peregrino no Caminho de Santiago de Compostela como pano de fundo para diversas reflexões e provocações com relação ao desenvolvimento humano. Foram 910 quilômetros percorridos em 30 dias, que deixaram marcas, aprendizados e o desejo de compartilhar temas como cooperação, empatia, celebração das pequenas conquistas, leveza de atitude, superação, resiliência e outros, sempre em por meio de histórias divertidas e emocionantes.

  •  AFINANDO O VIOLINO – GESTÃO DO ESTRESSE PELA SAÚDE FÍSICA E EMOCIONAL

Como um violino, o ser humano possui uma tensão ideal a ser aplicada em suas cordas. Se passarmos do ponto, o rompimento é inevitável. Com cordas frouxas, o instrumento, ou ainda, nós, não conseguimos fazer a nossa música. O objetivo é partir dessa metáfora com o violino,  provocar e informar a plateia sobre os riscos e possibilidades de gestão dos estímulos estressores. A partir da verificação de que o estresse negativo torna-se cada vez mais um ladrão de qualidade de vida, energia e resultados, a palestra alerta e propões caminhos para se lidar com esse risco que a medicina chama de “o assassino silencioso”. Os alertas e sugestões dizem respeito tanto à saúde física quanto a emocional, passando por alimentação, atividades físicas, relacionamentos interpessoais, voluntariado e outros.

  •  IMPERMANÊNCIA E INOVAÇÃO – SER EM MOVIMENTO

A peregrinação do ser humano pelo planeta começou a dezenas de milhares de anos, sendo que essa vontade de movimento marcou o desenvolvimento de nossa espécie. O desejo de caminhar e encontrar novas e melhores soluções para os desafios parece ser item de série da humanidade, ao menos em termos potenciais. Partindo dessa ideia, o palestrante traz reflexões e provocações sobre o compromisso individual de busca pelo movimento em direção a contribuições aos grupos dos quais fazemos parte. Afinal, o que é humano nunca está parado: ou avançamos ou regredimos. A palestra mostra os riscos (a partir de exemplos reais) da acomodação, procrastinação e mesmice, assim como as possibilidades de conquistas para quem se torna um peregrino comprometido com a sua caminhada.

  •  INTERESSADOS E INTERESSANTES

Esta palestra é uma celebração ao poder da empatia, ou seja, a tão desejada capacidade de se colocar no lugar dos outros. A partir dessa musculatura individual, ampliam-se as chances de melhores relacionamentos interpessoais, uma vez que há o fortalecimento da percepção de colaboração, ou ainda, cooperação. Inúmeras pesquisas apontam a vontade humana por reconhecimento, e esta palestra promove uma defesa da tese de que podemos conquistar resultados cada vez melhores quando passamos a ser mais interessados por aquilo que fazemos e aqueles com os quais nos relacionamos. Este é o tema do evento, o ser interessado pode se tornar cada vez mais interessante, a partir do momento em que ele para de esperar que o mundo se interesse por ele e decide protagonizar de forma entusiasmada aquilo que ele se propôs a fazer.

  •  EDUCAÇÃO ÉTICA E DESENVOLVIMENTO HUMANO 

Neste evento, Felipe Mello traz novamente informações e provocações vindas do universo grego antigo, em especial sobre a importância de colocarmos a Ética como prioridade frente às técnicas. Em outras palavras, parafraseando Rubem Alves, a importância de nutrirmos a caixa de conexões humanas tanto quanto ou ainda mais do que nutrimos a nossa caixa de ferramentas. Ou seja, buscar cada vez mais, como indivíduos e como grupos, um bom balanço entre as capacidades cognitivas (inteligência cognitiva, QI) e as capacidades relacionais (inteligência emocional, QE). Trata-se de um tema cada vez mais atual até mesmo por conta da demanda por responsabilidade social em tudo aquilo que se faz, em especial nas empresas.

 

Principais Temas

  • Protagonismo
  • Empatia e Relacionamentos interpessoais
  • Bom humor
  • Atendimento a clientes
  • Criatividade e Inovação
  • Ética
  • Resiliência
  • Saúde física e emocional
  • Humanização hospitalar
TOP