Clemente Nóbrega

Interessei-me por Física porque sempre fui seduzido pela ideia de um tipo de saber não dependente de personalismos: gurus, autoridades, essas coisas. Fui me convencendo de que o processo de se fazer ciência é ainda mais importante que os resultados que a ciência obtém, pois reflete uma mentalidade fundamental para que “se obtenha resultados no mundo”, de uma maneira geral.

Essa sempre foi uma obsessão : não só falar nas coisas, mas fazer coisas acontecerem. Criar hipóteses (apostar), medir o resultado e tentar outra coisas dependendo do que se obtém. Mais tarde, o mesmo espírito me levaria ao mundo da gestão.

Físico pela UFRJ com mestrado em Engenharia Nuclear pela COPPE em 1976. Depois de onze anos de trabalho como Físico (5 dos quais na Alemanha),mudei de profissão e fui para a Amil Assistência Médica – em 1987, sem nenhuma experiência em negócios. Comecei implantando um processo de Gestão pela Qualidade que foi pioneiro em indústrias de serviços no Brasil.

Fiz o MBA EXECUTIVO na COPPEAD em 1991, e o STRATEGIC MARKETING MANAGEMENT em HARVARD. De 1990 até 2000 fui diretor de Marketing da Amil Assistência Médica-gestores também têm de gerar resultado fazendo apostas bem informadas sobre o mundo. Nisso, são iguaizinhos aos físicos. Vi claramente que todo tipo de pessoa deve ter um olhar de gestor – independentemente de sua formação. O que conta em gestão (marketing, estratégia) são resultados,não é papo, não é ideologia.

Escrevi 7 livros e dezenas de artigos e colunas para revistas como EXAME e ÉPOCA NEGÓCIOS, SUPERINTERESSANTE e VOCE SA .

Ganhei O PREMIO ABRIL DE JORNALISMO em 1997 por um ensaio publicado em EXAME: “EM BUSCA DE OTÁRIOS

Meu livro mais recente– INNOVATRIX – É resultado de uma exaustiva pesquisa que teve como ponto de partida um estudo realizado pelo engenheiro e cientista russo Genrich Altshuller. Com ele, descobri que é possível construir, a partir da ciência, o conhecimento prático para inovar nas empresas e na vida.
No final de 2000 deixei a Amil para me dedicar somente a escrever, fazer palestras e conduzir workshops.
Em meu primeiro livro-EM BUSCA DA EMPRESA QUÂNTICA,de 1996, eu sugeri que a nascente teoria dos sistemas complexos iria inspirar soluções para o mundo das empresas. Naquela época essa era uma ideia incipiente, agora ficou madura .Não é mais especulação é método, ferramenta. É INNOVATRIX.
Basicamente, minha “cabeça de físico” continua motivando tudo o que faço.

 

Innovatrix –  Inovação para não gêniosEmpresas de Sucesso. Pessoas Infelizes?A Ciência da GestãoEm Busca da Empresa QuânticaO Glorioso Acidente

Palestras

Meu trabalho é ajudar as organizações a:

– Construir inovação ,organizando a complexidade na empresa;

– Garantir que, uma vez organizada, a empresa permaneça gerando valor.

  • Valor pode ser econômico (dinheiro) ou social.
  • Empresas são sistemas complexos que tendem naturalmente a se desorganizar. O “normal” é o desorganizado, não o contrário. Manter o sistema “empresa” organizado, exige um tipo especial de energia.
  • Uso uma abordagem científica de problem solving chamada INNOVATRIX ,que eu mesmo criei, e que se origina na nova CIÊNCIA DA COMPLEXIDADEINNOVATRIX é conjunto de práticas que constroem inovação em organizações.
  • Parto do que chamo de Do que trata meu livro “A intrigante ciência das ideias que dão certo?”“ física das empresas” e chego até a engenharia das soluções. Toda a construção é feita por meio de workshops conduzidos por mim;
  • Não sou consultor. Sou um físico de organizações. Um físico modela e constrói soluções.
  • É o que eu faço por meio de palestras  usando o INNOVATRIX. Ferramentas, método, e disciplina para gerar valor novo- ou seja, INOVAR.
  • INNOVATRIX  faz  isto. Este é meu trabalho.
  • É comum aparecerem demandas de consultoria originadas de trabalhos INNOVATRIX. Quando isso ocorre  passo o comando para pessoas de  minha rede constituída por especialistas de várias áreas.

TEMAS DE PALESTRAS

  • Inovação é dinheiro novo
  • Mudando a empresa para inovar (change management);
  • Inovação e liderança;
  • Gestão, inovação e resultados;
  • Como se inova em indústria de commodities;
  • Como se gerenciam projetos de inovação;
  • Preparando as pessoas para inovar;
  • Inovação com o processo gerenciável;
  • Quem aprendeu a inovar, aprendeu como? (Casos das empresas mais inovadoras em todos os setores);
  • Construindo uma cultura inovadora na empresa;
  • Inovação na era do big data e do marketing em tempo real;
  • Como descobrir oportunidades para inovar?
  • Inovação em saúde;
  • Inovação em educação;
  • Inovação no setor público;
  • Da gestão da Qualidade para a gestão da inovação;
  • Inovação e empreendedorismo

Principais Temas

  • Inovação
  • Marketing
  • Estratégia
  • Planejamento Estratégico
Clemente-Nobrega-Palestrarte
TOP