Bruno Garschagen

 

Brubruno-garschagen1no Garschagen é autor do best-seller Pare de Acreditar no Governo – Por que os Brasileiros não Confiam nos Políticos e Amam o Estado (Editora Record). Foi entrevistado sobre o livro nas Páginas Amarelas da revista VEJA e no programa The Noite do Danilo Gentili.

É graduado em Direito, Doutorando e Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Católica Portuguesa e Universidade de Oxford (visiting student), professor de Ciência Política, tradutor, podcaster do Instituto Mises Brasil, colunista do jornal Gazeta do Povo (Curitiba) e do site do jornal EXTRA (Rio de Janeiro). Foi colunista na imprensa portuguesa e já publicou artigos na Gazeta Mercantil, Folha de São Paulo, Valor Econômico.

Como palestrante, tem feito apresentações sobre temas de política, economia e cultura no Brasil, na Europa, na África.

CONTEÚDO: 

Abordagem de política, economia e cultura fundamentada na melhor teoria acadêmica aplicada à realidade e de acordo com as suas nuances e complexidades. Os temas políticos são apresentados de maneira dinâmica e criativa e levando em consideração as várias implicações e consequências (intencionais e não intencionais) das decisões políticas que têm reflexos nas dimensões culturais, econômicas, jurídicas. Por exemplo, numa palestra sobre determinada intervenção do governo na economia (como aumento dos impostos), tratar-se-á da origem ideológica e pragmática dessa decisão política, dos seus reflexos econômicos (os que se vê e os que não se vê) e da responsabilidade dos empresários, que, muitas vezes, ajudam a criar uma armadilha ao pedir privilégios e benefícios em vez de pressionar o governo para deixar de atrapalhar a economia como um todo.

LINGUAGEM:

Apresentação de conceitos e de exemplos concretos adaptada de acordo com o público, ou seja, a linguagem é definida segundo o perfil da audiência.

Palestras

ALGUNS TEMAS DE PALESTRAS – 

– O grande paradoxo: por que os brasileiros não confiam nos políticos e amam o Estado?

– O vício como virtude: como a política reflete a nossa ética do “quanto pior, melhor”?

– A crise como norma: por que o Brasil sempre estará em apuros?

– A política brasileira explicada em três atos: ideias, linguagem e prática

– A liberdade como estorvo: por que não gostamos de liberdade?

– Sócio indesejado: como impedir o governo de atrapalhar a economia

– Como o capitalismo combate a pobreza

– Só economia não resolve: a ética e a moralidade como fundamentos da prosperidade

Principais Temas

      • Politica
      • Economia
TOP