Alexandre Pellaes

Palestrante e Transformador do mundo do Trabalho e Gestão.

Fundador da Exboss.com.br, Alexandre é um pesquisador e transformador do mundo do Trabalho!

Apaixonado pelo desafio de ajudar pessoas e organizações a terem uma relação mais saudável e produtiva, com propósito e sentido.

Especialista em modelos de gestão compartilhada (aqueles que você anda ouvindo por aí… gestão horizontal, holocracia, sociocracia, organizações orgânicas etc.)

Sócio da startup 99jobs, com profunda vivência da realidade de diferentes gerações de profissionais no mundo do Trabalho.

Mais de 20 anos de experiência em gestão estratégica de resultados e utilização de informações financeiras como ferramenta para tomada de decisões, em empresas como Bayer, Unilever, CPM Braxis, Ericsson e W.L. Gore.

15 anos de experiência na gestão de equipes, com conhecimento profundo em modelos flexíveis de gestão de pessoas, estruturas hierárquicas e formas de reconhecimento de equipes.

Consultor em modelagem de estruturas organizacionais e implementação de políticas de RH.

Palestrante sobre Felicidade e Propósito no Trabalho, busca ajudar as pessoas a serem felizes em suas atividades profissionais e encaixarem corretamente a importância de suas carreiras e emprego no contexto de seus propósitos de vida.

Bacharel em Ciências Contábeis (FEA-USP), coach pelo ICI, possui MBA com foco em gestão estratégica de negócios (ITA e ESPM) e Mestrado em Psicologia Social e do Trabalho no IP USP.

Duas vezes capa da Revista Você S/A. E matérias para a Revista Trip, Folha de São Paulo, Estadão, G1, Gestão RH e diversos outros.

Palestrante no TEDx São Paulo, Festival Path, CONARH, Talking Digital, Programa “Como Será” (Rede Globo), Futura Trends, Campus Party, HSM Management, Oracle Open World HR, outros.

Palestras

 

Palestra 1 – O novo significado do Trabalho / Você precisa dar um novo significado ao Trabalho

Temas relacionados: motivação / liderança / protagonismo / disposição transformação/ mudanças / conexão com o Trabalho e a marca / o futuro do Trabalho / o futuro da gestão / competências para o futuro do trabalho / carreira / empreendedorismo / não aperte o f /

Há uma crescente desconexão das pessoas com as atividades de trabalho, ao mesmo tempo em que buscamos mais sintonia com nossos propósitos individuais.

Mas não deveria o “trabalho” ser um espaço de realização? Afinal, por que você trabalha? A forma como nos relacionamos com o Trabalho ajuda ou atrapalha a encontrar conexão positiva?

Por que aguardamos comandos, quando podemos criar significado, utilizar nossa criatividade e individualidade para ter sucesso com autonomia?

Os desafios são superados a partir da nossa ação como protagonistas, como agentes de mudança e transformadores com intenção! O piloto automático te leva a um destino definido, mas não te leva mais longe… Então, por que terceirizamos decisões?

Essa palestra vai tratar de alguns temas:

  • Uma visão cheia de energia e bom humor sobre o Trabalho como reforço da individualidade e do caminho para superação de desafios e desenvolvimento!
  • A diferença entre Emprego e Trabalho (sua relação com um empregador vs. sua relação com o mundo), reconhecendo seu potencial e suas limitações, mas aceitando o desafio de atuar em sua melhor zona criativa e produtiva – afinal a vida é uma só…
  • Sem blábláblá nem mimimi, conheça uma nova visão sobre o Trabalho e desperte a consciência para a importância da sua iniciativa e disciplina na gestão da sua carreira.
  • Devemos ser empreendedores em qualquer lugar. Como funcionários, fundadores ou apenas parte da sociedade. Se não tiver ninguém fazendo, faça!! Seja agente de mudança e transforme não somente o mundo do trabalho, mas a rede em que você vive!

 

Palestra 2 – O futuro do Trabalho / Novas práticas de gestão / O futuro da gestão / A liderança necessária / De líder interessante a líder interessado / O futuro da liderança

Temas relacionados: motivação / liderança / protagonismo / disposição / o futuro do Trabalho / o futuro da gestão / o papel do líder (tríade suporte x exemplo x desafio) / desenvolvimento de líderes / comunicação e relacionamento / equipes vencedoras /

A evolução do grid de liderança – do comando e controle para a liderança em equipes. (cuidado com a liderança clube de campo!)

Quem contribui mais com a organização e com as pessoas? Líderes interessantes ou líderes interessados? Quais as diferenças e quais são as novas competências da Liderança?

Novos modelos de gestão – o que têm em comum? O que é realidade e o que é ilusão? Sua empresa e seus líderes estão preparados?

A nova liderança não é uma competência do líder e sim da relação.

A verdade sobre a pirâmide de necessidades de Maslow.

Qual o papel da organização e da liderança em facilitar o vínculo e conexão positiva dos trabalhadores.

Como transformar sua equipe em agentes de mudança, trazendo felicidade e produtividade ao trabalho?

 

Palestra 3 – A ética do dia a dia / Ética e canja de galinha não faz mal a ninguém

Temas relacionados: ética / moral / compliance / responsabilidade / atuação consciente / corresponsabilidade e protagonismo

A importância da consciência e da ética e moral dentro do papel de cada trabalhador.

A elasticidade da nossa ética – o julgamento dos outros.

Ética x Moral x Caráter => o equilíbrio da vida válida!

Por que alguém faz algo errado? E por que alguém faz algo certo? (nem sempre é tão óbvio…)

Desafios para ser ético -> que comportamentos nos colocam em risco, sem percebermos?

 

Principais Temas

  • Carreira
  • Atitude
  • O futuro do Trabalho
  • Empreendedorismo
  • Ética
  • Gestão

ALE PELLAES

TOP